terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Perspectivas e desafios socioeconômicos da construção civil no Pará para os próximos anos"



Sinduscon/Pa, Fiepa, Cohab, Corecon, Dieese e Fetracom/Pa presentes no seminário "Perspectivas e desafios socioeconômicos da construção civil no Pará para os próximos anos", realizado no dia 28/02, no auditório do Idesp.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

IDESP e SINDUSCON/PA realizam seminário sobre setor da Construção Civil no Estado

No próximo dia 28 de fevereiro, a partir das 8h30, o setor da construção civil será o tema central da primeira edição de 2012 da série de seminários “Diálogos Sobre Desenvolvimento” que o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) volta a realizar mensalmente em seu auditório.


“Perspectivas e Desafios Socioeconômicos da Construção Civil no Pará para os Próximos Anos” são os focos dos painéis que discorrerão sobre o setor que, no ano de 2011, alcançou recorde absoluto e os melhores números do Estado desde a criação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, em 1992.


O seminário realizado pelo IDESP analisará não só o aspecto do mercado de trabalho, mas avaliará os cenários da construção civil no Estado, as perspectivas de investimentos em infraestrutura e logística e a gestão ambiental das empresas do setor. As inscrições para o evento podem ser feitas gratuitamente pelo site do Instituto (http://www.idesp.pa.gov.br/)  até o dia 27 de fevereiro. Na página, pode-se ter acesso também a toda a programação do seminário que conta com a parceria do SINDUSCON/PA.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Pará foi o Estado nortista que mais gerou emprego em 2011

A variação de emprego no mercado de trabalho paraense, no ano passado, foi de 8,04%, são 51.493 novos empregos formais se comparado ao número de trabalhadores assalariados com carteira assinada existentes no Estado em dezembro de 2010. Esses dados colocam o Pará na primeira posição na geração de trabalho formal entre os estados da Região Norte no ano de 2011.

As informações foram divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (CAGED), e sistematizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP).



Se destacado apenas o mês de dezembro, constata-se que, à exceção da Extrativa Mineral (58 postos) e dos Serviços Industriais de Utilidade Pública (83), todos os demais setores apresentaram saldos negativos: Construção Civil (-2.327); Indústria de Transformação (-2.080); Comércio (-1.054); Serviços (-1.051); Agropecuária (-734 postos) e Administração Pública (-9).

Apesar da perda de 7. 114 postos no último mês do ano, acompanhando a tendência nacional e regional, ocasionada pela sazonalidade comum à época, o Pará foi responsável por quase 40% de todos os empregos gerados no norte do país.