quarta-feira, 17 de outubro de 2012

IDESP participa da V Feira de C,T&I com oficina e palestra


O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) participa, a partir de hoje, quarta-feira (17), da V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorre durante três dias, no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na Almirante Barroso, organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). No stand destinado ao IDESP,  serão ministradas gratuitamente oficinas de utilização do Serviço de Informação do Estado (SIE), disponível no site do Instituto.

 

O SIE é uma grande fonte de pesquisa para o público da Feira, composto, principalmente, por professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio vinculados às redes pública e particular, já que o sistema reúne diversos bancos de dados públicos com informações sobre o Pará, organizadas por município, microrregião, mesorregião e região de integração  a respeito de diversos assuntos como demografia, economia, educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, entre outros.

 

O Serviço ainda dispõe de informações georreferenciadas que possibilitam a geração de mapas temáticos, assim como disponibiliza indicadores conjunturais, estatísticas e registros administrativos e mantém atualizadas as estatísticas de todos os municípios paraenses, sendo, dessa forma, útil não só para estudantes e professores, mas para pesquisadores, empresários, investidores e toda a população do Estado.

 

Além das oficinas sobre o SIE, que ocorrem durante o horário de funcionamento da Feira, o IDESP também está presente na programação de palestras do evento com o tema “O perfil da pobreza” que será apresentado na quinta-feira (18), às 10h. Durante a exposição, a Coordenadora do Núcleo de Disseminação da Informação do Instituto, Geovana Raiol, traçará um perfil da população que se encontra abaixo da linha de pobreza e extrema pobreza no Estado, a partir de microdados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Prêmio de Monografias

A V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é também mais um canal para o IDESP convidar a população a participar do lançamento da II edição do Prêmio de Monografias “Professor Roberto Santos” no dia 4 de dezembro, no auditório do Instituto. A programação do lançamento será composta por palestras a respeito dos quatro eixos temáticos sugeridos: Políticas públicas e redução das desigualdades; Grandes empreendimentos e impacto nas dinâmicas socioeconômicas dos municípios paraenses; A importância da informação no contexto das políticas étnicas e afirmativas no Pará e Novas matrizes econômicas do Estado: Biodiversidade e Turismo. As três melhores monografias em cada eixo serão premiadas com uma quantia em dinheiro, um tablet e diploma.

 

Serviço:

A V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorre de 17 a 19 de outubro, no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na Almirante Barroso, ao lado do Bosque Rodrigues Alves, das 9h às 19h. O acesso é gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário