quinta-feira, 29 de setembro de 2011

IDESP e Defensoria renovam Termo de Cooperação Técnica

Na próxima sexta-feira, às 14 horas, o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) e a Defensoria Pública do Estado do Pará renovam o Termo de Cooperação Técnica firmado inicialmente em 2010.
O primeiro ano do convênio possibilitou a realização do Projeto “Redescobrindo o Assistido”, o qual analisou aspectos referentes ao perfil dos assistidos, situação socioeconômica destes e a qualidade de atendimento e serviços ofertados pela Defensoria, através de um olhar externo sobre o órgão.
A pesquisa avaliou os núcleos da Defensoria instalados em Belém e Ananindeua, o que deu origem a uma coletânea de cinco relatórios que serão lançados no próximo dia 17 de outubro.
O primeiro ano do projeto foi tão proveitoso e satisfatório que IDESP e Defensoria resolveram continuar os estudos, ampliando-os por todo o Estado, por isso a renovação que será concretizada pela presidente do Instituto, Adelina Braglia e o Defensor Público Geral, Antônio Cardoso, possibilitará a realização do “Redescobrindo o Assistido no Pará”. O novo projeto se propõe analisar qualitativa e quantitativamente os núcleos da Defensoria no interior do Estado.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Resultado do I Prêmio Estadual de Monografia é publicado no DOE

O Diário Oficial do estado publicou hoje (23) o resultado do “I Prêmio Estadual de Monografias Professor Roberto Santos – 2010 – Gestão da Informação para o Desenvolvimento do Pará”, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará.

O primeiro colocado foi o trabalho intitulado “As micro e pequenas empresas na perspectiva da gestão da informação e inovação no Estado do Pará” de Daniel Melo Almeida e o segundo lugar ficou com a monografia “Norte para a criação de um serviço virtual de resposta por demanda empresarial”, de Lucivaldo Vasconcelos Barros.

Leia mais em: http://www.idesp.pa.gov.br/home.php

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Visita técnica do IBGE

Hoje (22) e Amanhã (23), diretores, assessores, coordenadores e técnicos do IDESP recebem a visita técnica da Coordenação de População e Indicadores Sociais, da Diretoria de Pesquisa do IBGE. Em pauta: Estreitamento das Relações Institucionais, Desafios enfrentados pelo IDESP nos estudos e análises sociodemográficos e Metodologias das projeções populacionais do IBGE entre outros.

O IBGE atende a uma sugestão do Fundo Populacional das Nações Unidas (UNFPA) de incluir estados do Nordeste e do Norte para o novo ciclo do “Projeto UNFPA/IBGE (BRA4P31A) – População e Desenvolvimento: Uso de Dados Populacionais”.

Voltando a dialogar

Depois de um bom período parado, por motivos técnicos. A partir de hoje, o nosso blog volta a dialogar sobre o desenvolvimento do Estado e seus aspectos sócio-econômicos-ambientais. Além de manter você, leitor, atualizado sobre as atividades do IDESP.